top of page
Sobre Ernani Chaves

Ernani Chaves é Graduado em Artes Visuais: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS e Mestre em Educação pelo PPGEDU – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, na linha de pesquisa Filosofias da Diferença.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, destacando-se o Projeto BR 116 – Circuitos independentes em trânsito. FAC/SEDAC-RS, Atelier Subterrânea e Casa Paralela Pelotas e Porto Alegre – RS, no Museu do Doce em PELOTAS e MAC em Porto Alegre  – RS

Foi selecionado no Programa Rumos Itaú Cultural em 2009.

Recebeu o 1º Prêmio no 3º Salão FUNDARTE/Sesc de Arte 10x10 em 2011. Montenegro – RS

 

Recebeu também o 1º Prêmio IEAVI em 2012, com a exposição Empilhamentos.

Em 2015, foi escolhido dentre 25 artistas de vários países a fazer uma residência artística e exposição na Hanzehogeschool/ Minerva Art - Academia em Groningen - Holanda.

Após retornar de sua residência na Holanda, expôs em Transferências Temporárias, na Casa Musgo, Porto Alegre – RS

Em 2018 foi selecionado para a Bienal do Douro de Gravura, Portugal. Exposição Itinerante e obra em acervo da Bienal.

Em 2021- Exposição no Museu Casa da Moeda de Madrid. 48º Prêmio Internacional de Arte Gráfico Carmen Arozena. Obra classificada.

Ernani transita entre sua pesquisa poética de desequilíbrios físicos e virtuais, operando em gravura, desenho, instalações e performances, constituindo a mobilidade de suportes e construções de suas matrizes de gravura e coleta de materiais com possibilidades de criação.

 

Completando sua atuação, é arte educador com 30 anos de trajetória, e atualmente é professor de classe especial com autistas e síndromes variadas onde recebe licenciados de artes visuais em seus estágios pela Faculdade de Educação e Instituto de Artes da UFRGS.

   

bottom of page